Portfólio

O portfólio “lute como uma gorda” apresenta trabalhos realizados desde 2018 em diversas regiões do Brasil e na América Latina.

Palestras

O corpo gordo como resistência: Pesquisadoras do Corpo Gordo no Brasil. POP PLUS Feira Moda Plus Size. São Paulo – SP. Em 09 de dezembro de 2018.

Corpos femininos dissidentes: gordofobia e racismo na sociedade do ódio imanente. ICHS – UFMT- IMUNE Instituto de Mulheres Negras no Mato Grosso. Em 11 de abril de 2019.

Palestra para Professores do Colégio Pedro II – Educação, Diversidade e Gordofobia na escola. Rio de Janeiro. 03 de outubro de 2019.

– Palestra UFRRJ – Pedagogia: “Gordofobia na escola: novas maneiras de entender esse estigma.” Nova Iguaçu – RJ. 03 de outubro de 2019.

–  Palestra para o curso de Teatro – UNEMAT – Corpo Gordo feminino. Projeto: BICHA SOUND SYSTEM. Cineteatro, Cuiabá – MT em 12 de setembro de 2019.

– Palestra Online: “Gordofobia”, realizada nos dias 12 e 13 de maio do ano de 2020. Para  NAMI Rede Feminista de Arte Urbana – Rio de Janeiro – RJ.

-Palestra para o Grupo de Estudos “Corpos e feminismos dissidentes“ , promovido pelo Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/PPGS/DCS) da Univer sidade Federal do Ceará – UFC – 10 de junho de 2020.

– Palestra no Festival do Conhecimento – UFRJ – Gordofobia no discurso de saúde para o controle dos corpos gordos – 20 de julho de 2020.

– Palestra para o I Seminário de Formação em Gordofobia Médica – UFMG – Centro Acadêmico do curso de Medicina DAAB – 28 de Agosto de 2020.

-Palestra: “Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismo”, dentro das atividades da disciplina de mestrado e doutorado “Transculturalidades, pós-colonialidades e decolonialidades”, no PPGEL – Programa de Pós- graduação em Estudos da Linguagem, Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – 8 de outubro de 2020.

-Palestra “Ativismo Gorde” , para o Projeto de Extensão Corpotências: Grupo de Estudos em Diversidades Corporais vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – 15 de dezembro de 2020.

-Palestra “Lute como uma gorda: gordofobia, ativismos e resistências” no Seminário Integrado de Filosofia – SIF, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – 14 de janeiro de 2021.

Festival Virtual 8M. Mujeres, Liderazgo e Igualdad. Cuerpxs gordxs en el activsmo e academia. Participan: Alejandra Oyosa (Activista antigordofobia, y por la diversidad corporal), Erika Bülle Hernández (UNAM), Malú Jiménez (Universidad Mato Grosso de Brasil) y Colectiva Gordas sin Chaqueta (Colombia). Março 2021.

-Gênero & Desigualdades + Saúde – Debates Corpos gordos e COVID-19: estigma, ativismo e resistências.Página do Pagu no Facebook, pelo canal do Numas no Youtube e canal do CLAM no Youtube. 24 DE MARÇO DE 2021.

Rodas de Conversa:

Você sabe o que é Gordofobia realmente? Metade Cheio, Cuiabá, MT em 16 de março de 2019.

Atendimento Não Gordofóbico nas Lojas Bebel para Equipe vendedoras, estoquistas, gerentes. Cuiabá, MT. Em 05 de maio de 2019.

Gordofobia no Mercado de Trabalho. Metade Cheio, Cuiabá, MT em 28 de junho de 2019

Dia internacional da paz. Sobre os corpos diversos. Pantanal Backpacker Hostel, Cuiabá – MT em 26 de setembro de 2019.

Roda de Conversa: Gordofobia na escola. Metade Cheio, Cuiabá, MT em 27 de setembro de 2019.

Palhaçaria Feminista Gorda na Praça. Chapada dos Guimarães, MT. Em 26 de outubro de 2019.

Gordofobia no audiovisual. Festival tudo sobre mulheres. Cine Cuiabá, MT. Em: 30 de outubro de 2019.

–  Gordofobia Médica para o I ENCUENTRO LATINO AMERICANO ACTIVISMO GORDO. Bogotá, Colômbia. Em 10 de novembro de 2019.

O que é Gordofobia? Evento LITERAGORDA – Sesc São José do Rio Preto – SP. Em 12 de março de 2020.

TALK: “Proteção e fomento da diversidade cultural brasileira”. Festival Casa ARARA – Paris – Brasil, setembro de 2020.

O corpo gordo é resistência. Festival Mulheres Resistem – Maringá – PR, outubro, 2020.

Lugar de Fala. Festival lua Negra – Coletivo Feminista Projeto Lis – João Pessoa – PB, outubro, 2020.

Oficinas, cursos e mini-curso

Oficinas

Lute como uma gordinha! Evento LITERAGORDA – Sesc São José do Rio Preto – Março, 2020.

Oficina Gordofobia Médica – Encontro Regional dos Estudantes de Medicina EREM.SUL2 – 27/09/2020

Mini Curso

Introdução à Gordofobia: O engendramento do ativismo gordo sob perspectiva sociológica. Congresso Brasileiro de Sociologia -UFSC, julho, 2019.

Cursos Online:

Introdução aos Estudos do Corpo Gordo. Projeto lute como uma gorda! Nona Edição, outubro 2020 a junho 2021. Projeto lute como uma gorda.

A escrita que afecta: autoetnografia. Itinerários para uma escrita afetiva. Labrys Serviços Acadêmicos – Fortaleza – CE – novembro, 2020.

Insurgências Gordas. Intensivo reúne nomes da pesquisa e militância gorda do país em aulas online com temas que vão de saúde mental a racismo; de filosofia à literatura, coordenando o Projeto e ministrando a aula: Autoetnografia: por uma Filosofia Gorda. Janeiro/abril de 2021. Curadoria: Jéssica Balbino e Malu Jimenez.

Monitoria Escritas Afectivas. Reencontro afetivo com sua história, e acabe vivenciando um acontecimento/encontro com sua escrita potente. Acontecendo – Projeto lute como uma gorda.

Oficina: Corpos Políticos, Resistências Fotográficas. O objetivo é desconstruir  a ideia que temos sobre as imagens normalizadas dos nossos corpos, para visibilizar nossos corpos como potentes e políticos. Para isso, entendemos que as fotografias contam histórias e ao tensionarmos essas histórias, buscando os invisíveis que nelas se encontram, possibilitamos narrativas comprometidas com uma existência política e de resistência. Acontecendo – Curadoria: Malu Jimenez e Rossana Heinze

Comunidade do Corpo: Ciclo gordofobia. Roda de conversa online sobre Gordofobia na Atividade física, em três encontros. Dias: 01, 08, 15 e 22/06/2021, das 19h às 21h. SESC 24 de maio.

ASSESSORIAS

– Lojas Bebel. Como ter um etendimento humanizado não gordofóbico no atendimento a clientes. março e abril 2019. Cuiabá – MT.

– Puta Peita – loja e confecção de camisetas e artefatos feministas. Grade de numeração e modelagens para tamanhos grandes, atendimento não gordofóbico. Curitiba – PR.

– ONG Desiderata – Campanha sobre “obesidade” infantil. Rio de Janeiro – RJ.

– Revista Glamour Brasil – Expressões gordofóbicas que falamos e nem sabemos que são preconceituosas. São Paulo – SP.

  • Curso de Jornalismo – ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo.

TUTORIAS ACADÊMICAS E PESQUISA

– Atendemos diversos alunos de Universidades públicas e privadas de todo o país para auxiliar, orientar em trabalhos acadêmicos, seminários, apresentações, projetos, monografias, dissertações e teses.

PARCERIAS E COLABORAÇÕES

– Todas Fridas – Coletivo e produção textual feminista. Rio de Janeiro – RJ.

– Puta Peita – loja e confecção de camisetas e artefatos feministas. Grade de numeração e modelagens para tamanhos grandes, atendimento não gordofóbico – Colunista de vídeos educativos. Curitiba – PR.

– Labrys – Serviços Acadêmicos – Tutoria, consultoria, aulas, cursos, leitura crítica. Fortaleza- CE.

– Margens – Multimídia e independente, Margens é o primeiro blog sobre literatura marginal/periférica, com foco na produção feminina. Artigos, textos. Poços de Calda- MG.

-BLOG lute como uma gorda. Projeto de evidenciar produção de pessoas gordas.

-Grupo de Pesquisa em Estudos transdisciplinares das corporalidades gordes no Brasil – PESQUISA GORDA, coordenadora.



Vamos construir algo juntos.


%d blogueiros gostam disto: