PAPOS DE QUINTAL 3ª Roda de Conversa de 2019. Gordofobia na Escola

Nossa ultima Roda de Conversa de 2019 no Metade Cheio em Cuiabá foi sobre a Gordofobia nas Instituições de Ensino, tema pouco discutido na comunidade escolar, de necessidade urgente e a gente quis levar para a conversa alunos, professores, universitários, psicólogos, pedagogos, profissionais da educação para refletirmos sobre esse estigma nesse espaço que deveria ser seguro e a gente sabe que não é.

Como sempre, nossas rodas ficam cheias de alegria em poder trocar conhecimento sobre o tema.

Contamos com a presença de mediadores envolvidos na discussão, que foram a Terezinha do Nascimento Souza professora do Estado e Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea, pesquisadora sobre racismo no Brasil, e Maurilio Mederix, jornalista e psicólogo especialista em Educação e Saúde.

Foi muita potência contar com suas falas e observações sobre a gordofobia nas escolas, a participação dos convidados sempre acrescenta um monte, e ficamos mais fortes e unidas quando estamos ali debatendo sobre o assunto.

Nossa 3ª roda levantantou a reflexão sobre a GORDOFOBIA NA ESCOLA, espaço que deveria ser seguro, mas que na prática tem sido extremamente excludente quando observamos o corpo gordo nesse espaço.

Como devemos agir? Como explicar sobre esse estigma para os alunos? Porque só vemos palestras sobre alimentação saudável, prática de exercícios e quase nunca sobre a gordofobia?

Questões importantes para se levantar um debate mais profundo e exigir das autoridades, coordenadores, diretores, Secretaria da Educação uma atençaõ voltada a esse tema.

Lembramos ainda do suicidio da menina Dielly Santos, de 17 anos, que se identificaria com essa realidade se, ela não tivesse se suicidado na escola em que estudava, em Icoaraci, no Pará. A estudante foi encontrada morta no banheiro. “Enforcamento”, apontam os laudos policiais. De acordo com a família da jovem, Dielly era vítima de bullying e gordofobia, e constantemente chamada de “lixo” e “porca imunda” pelos colegas, que gargalhavam após proferir tais ofensas.

Muitos depoimentos sobre esse tipo de tragédias são conhecidos quando pesquisamos a gordofobia nesse espaço.

Desde criança, na socialização primária, aprendemos em casa com nossa família e depois nas escolas que o corpo saudável e bonito é o corpo magro.⠀

O corpo gordo nas Instituições de Ensino seguem a Gordofobia estrutural e, portanto repete a exclusão e estigmatiza a criança gorda, causando fobias, medos, traumas, bulliyng e suicídios.⠀

Os profissionais da educação repetem a estigmatização, e não sabem lidar com o preconceito, culpando na maioria das vezes a própria vítima.⠀

Por isso é importante levantar essa discussão dentro dos espaços de ensino, já que está naturalizado esse tratamento estigmatizador a crianças e adolescentes gordos.

As Gordas Xômanas estavam lá colaborando com a discussão, e ocupando nosso espaço de fala.

E como de costume, encerramos nosso evento com música, dessa vez com CRAVOCANEL, e foi bem legal.

Se você quiser saber mais sobre essa discussão, sugerimos o último texto da Malu Jimenez que saiu nas redes TODAS FRIDAS que levanta essa discussão.

Dá uma olhadinha: http://www.todasfridas.com.br/2019/09/20/gordofobia-na-escola-lute-como-uma-gordinha/

Imagens: @juqueirozfotografia

Publicado por LUTE COMO UMA GORDA

O Projeto Lute como uma Gorda, surgiu com a necessidade de levar para fora da academia a discussão sobre GORDOFOBIA e os Corpos Gordos femininos, essa ideia é uma extensão-ação, anexa ao espaço virtual (Istagram/Facebook), etapa importante das investigações de doutoramento da idealizadora do projeto. A questão de discussão central, de todas as ações deste projeto estará na provocação da reflexão sobre a estigmatização do corpo gordo feminino em sociedade e suas consequências. Como forma de chamamentos e provocações, para as questões da Gordofobia em nossa sociedade, desenvolvemos rodas de conversas, Workshops e Minicursos Temáticos; Assessoria para profissionais de diversas áreas, Distribuição de Cartilhas Informativas, Artigos, Redes Sociais, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: