GORDAS XÔMANAS!


“O empoderamento individual e coletivo são duas faces indissociáveis do mesmo processo, pois o empoderamento individual está fadado ao empoderamento coletivo,
uma vez que uma coletividade empoderada
não pode ser formada por individualidades e
 subjetividades que não estejam conscientemente atuantes dentro de processos de empoderamento.”

Joice Berth, O que é empoderamento, 2018.
 

Segundo o dicionário informal da língua regional viva no Brasil, xômano é uma gíria popular de Mato Grosso, principalmente em Cuiabá que significa amigo, colega, cara, camarada, mano, parceiro etc. Não usada no feminino, mas nos últimos anos com o fortalecimento do feminismo na região, as mulheres também começaram a usar essa expressão xômana.

A ideia do projeto LUTE COMO UMA GORDA, sempre esteve envolto a juntar mulheres gordas para em manada criarmos uma rede de proteção, apoio, autoconhecimento e ajuda!

Aconteceu logo na primeira ação do Lute! E isso foi fantástico porque nos mostrou que existem muitas mulheres aguardando uma iniciativa para poderem se agrupar, criar uma rede de proteção e construção de conhecimento sobre seus corpos gordos.

Hoje somos um coletivo se fortalecendo, as GORDAS XÔMANAS existem, nos encontramos, nos amamos e dentre algumas ações que o coletivo vem realizando com o objetivo de chamar atenção para a estigmatização e patologização do corpo gordo.

As Gordas Xômanas se juntam para conspirar ações de ativismo, mas também de construção e valorização das histórias que nossos corpos carregam como dissidentes, femininos, gordos, etc.

Muita coisa ainda está por vir, mas principalmente o fortalecimento de nossa gordoridade, que engloba todo afeto necessário para seguir na luta de sobreviver com alegria sendo mulher gorda.

Vamos juntas! @ivanagguimaraes @camilamarquesdelgado @fernandanegro @monicadrrodrigues @cemiresneta @mariags_

Se você é uma mulher Gorda e está buscando ser você mesma, cansou ou nunca se propôs a ser o que a normatização de corpos exige, vem com a gente!

Publicado por LUTE COMO UMA GORDA

O Projeto Lute como uma Gorda, surgiu com a necessidade de levar para fora da academia a discussão sobre GORDOFOBIA e os Corpos Gordos femininos, essa ideia é uma extensão-ação, anexa ao espaço virtual (Istagram/Facebook), etapa importante das investigações de doutoramento da idealizadora do projeto. A questão de discussão central, de todas as ações deste projeto estará na provocação da reflexão sobre a estigmatização do corpo gordo feminino em sociedade e suas consequências. Como forma de chamamentos e provocações, para as questões da Gordofobia em nossa sociedade, desenvolvemos rodas de conversas, Workshops e Minicursos Temáticos; Assessoria para profissionais de diversas áreas, Distribuição de Cartilhas Informativas, Artigos, Redes Sociais, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: